O metrônomo é uma importante ferramenta para os músicos, pois com ela conseguem manter o ritmo da música. O metrônomo produz um som rítmico e estável que auxilia os músicos a manterem o ritmo da música do tempo correto. Aprenda no artigo a seguir como usar metrônomo.
Existem tipos diferentes de metrônomos presentes no mercado: existem opções de metrônomo digitais, mecânicos e hoje em dia com a evolução da tecnologia facilmente você encontra um aplicativo de metrônomo para seu Smartphone. Dependendo da sua necessidade, alguns serão melhores que os outros. Os modelos mecânicos geralmente são mais básicos e servem para todos os instrumentos de uma orquestra. Os modelos digitais possuem mais funcionalidades, e são utilizados pelos músicos mais modernos.
Qual instrumento você utiliza? Existem várias opções de metrônomo no mercado e alguns se encaixam melhor na sua necessidade. Se você for um baterista precisará de uma saída de linha, um fone de ouvido e um controle de volume. Se você utiliza um instrumento de corda como um violão pode utilizar um metrônomo que possui afinador assim terá um produto com duas funcionalidade.
Quando você estiver praticando, utilizando seu metrônomo, irá escutar MUITO o seu som, e é importante que você goste de trabalhar escutando aquele som senão pode ser algo desmotivante e desanimador. Dentre os diversos modelos alguns apresentam sons agudos, alguns são toques, cliques, sons de cowbell, entre outros. Tente se adaptar a melhor opção e não perca desempenho.
A maior parte dos metrônomos digitais utilizará a medida BPM (batidas por minuto) que representa o andamento da peça.
Utilizando modelos mecânicos, você deve apenas deslizar o peso em cima com a barrinha de metal até o tempo que deseja marcar.
A maioria dos metrônomos digitais possui a opção de ajuste de compasso, mas a maioria dos modelos mecânicos não. Os compassos são números como uma fração matemática. O numerador representa o numero de batidas em uma medida, já a parte de baixo indica o valor da batida.
O volume do seu metrônomo é uma parte bem importante também, você deve encontrar um volume que seja agradável e audível na hora de praticar e tocar as músicas. Não pode estar alto demais, pois pode ficar difícil de ouvir oque você está tocando e perder o foco.
Alguns modelos possuem uma luz de LED que fica piscando junto com a batida para ter uma referência visual alem da sonora na hora de praticar ajudando o músico.
Primeiro é bom que você já esteja bem familiarizado com as notas da sua música, primeiro saiba tocar todos os trechos da música. Com todas notas, partes, acordes aprendidos você pode utilizar o metrônomo para fazer o acompanhamento.
Como devagar, pratique em baixas velocidades como 60 - 80bpm no início.
Ouça o metrônomo e preste atenção nas batidas e comece a tocar seguindo o tempo. Você também pode bater os pés para ajudara a marcar o tempo.
Uma música pode ser bem problemática com trechos rápidos ou complexos, então foque em pequenos trechos utilizando um baixo andamento assim facilitará bastante.
Assim que você já estiver confortável executando diversas coisas em um BPM baixo você pode e deve começar subir a velocidade para melhorar a sua técnica e performance geral.