Modos Gregos

22 mar 19
4 min

 Se você é músico e está querendo estudar teoria e aprender novas técnicas este sem dúvidas é um assunto e tanto para aprimorar seu conhecimento musical o assunto de hoje é modos gregos. Espero que goste.

 O surgimento dos Modos Gregos:

Cada uma das regiões da antiga Grécia deu origem a um modo (organização dos sons naturais) muito próprio, e que adaptou a denominação de cada região respectiva. Desta forma, aparece-nos o modo dórico (Dória), o modo frígio (da região da Frígia), o modo lídio (da Lídia), o modo jónio (da região da Jónia) e o modo eólio (da Eólia). Também existe outro que é a mistura dos modos lídio e dórico, chamado mixolídio.

Todas elas continham oito notas (equivalentes às notas das teclas brancas do moderno piano), E eram escritas na forma descendente.

dórica descendia a partir de E (mi), a frígia de D (ré), a lídia de C (dó) e a mixolídia de B (si).

Essas foram as escalas adotadas pelos músicos da Idade Média. Mas, por alguma razão obscura, eles introduziram várias mudanças:

Em primeiro lugar inverteram a direção, fazendo com que as novas escalas fossem lidas no sentido ascendente;
em segundo lugar, alteraram as notas das quais elas partiam;
e, em terceiro lugar, substituíram o termo “Escala” por “Modo”.

Dessa forma, a escala grega dórica tornou-se o Modo Dórico, subindo de D (Ré) até D (Ré);
modo frígio, subindo de E (Mi) até E (Mi);
modo lídio subindo de F (Fá) até F (Fá).

Além disso, a antiga escala grega lídia que originalmente descendia de C (Dó), agora ascendia a partir de C (Dó), recebendo o novo nome de Modo Jônico.

E a escala grega mixolídia, que descendia a partir de B (Si), agora ascendia a partir de B (Si), recebendo o novo nome de Modo Lócrio e o nome mixolídio passou a indicar a escala ascendente de G (Sol) a G (Sol).

A escala que partir de A (Lá) foi chamada de Modo Eólio. Havia, portanto, sete Modos, um para cada nota do teclado.

Vimos, anteriormente, que o som característico de qualquer escala ou série de notas é determinado pela sua sequência de intervalos de tom e semitom. Como cada modo possui sua própria sequência, cada um deles tem sua própria sonoridade.

Os intervalos entre as notas são fixados por sua distância da tônica.

No coração do sistema tonal jazia o conceito de escalas maiores e menores diatônicas.

Uma escala “diatônica” reúne as notas adequadas a cada tonalidade.

A escala maior diatônica possui a mesma sequência de tons e semitons que o modo jônico medieval (que partia da nota C (dó)), e a escala menor natural diatônica possui a mesma sequência que o modo eólio (que partia de A (lá)).

Entretanto, a semelhança permanece apenas na estrutura, e não em sua utilização.

modos gregos

modos gregos

 

Entendendo os Modos Gregos:

Na escala musical temos funções que classificamos como graus para cada uma das notas, de acordo com sua posição acerca da primeira. Portanto, (nota por nota) sendo os graus: tónica, super-tónica, mediante, sub-dominante, dominante, super-dominante e sensível (para, por exemplo: dó - ré - mi - fá - sol - lá e si), o que mudamos no sistema modal é esta função de cada uma, criando uma nova relação entre os graus e notas.

Da escala diatónica: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, extraímos a relação intervalar de tons (T) e semitons (st) seguinte: T - T - st - T - T - T - st. Sempre que existir esta relação intervalar, teremos o modo jónio ou escala maior (no caso, de dó).

Se firmarmos como tónica o ré, usando a mesma escala diatónica, teremos: ré, mi, fá, sol, lá, si, dó: T - st - T - T - T - st - T. Sempre que esta relação existir, teremos o modo dórico, e assim por diante:

 

Exemplos:

 

 Por tons e semitons:

  • T - T - st - T - T - T - st: Jónio
  • T - st - T - T - T - st - T: Dórico
  • st - T - T - T - st - T -T: Frígio
  • T - T - T - st - T - T - st: Lídio
  • T - T - st - T - T - st - T: Mixolidio
  • T - st - T - T - st - T - T: Eólio
  • st - T - T - st - T - T - T: Lócrio

Por intervalos:

  • 1J 2M 3M 4J 5J 6M 7M : Jônio
  • 1J 2M 3m 4J 5J 6M 7m : Dórico
  • 1J 2m 3m 4J 5J 6m 7m : Frígio
  • 1J 2M 3M 4+ 5J 6M 7M : Lídio
  • 1J 2M 3M 4J 5J 6M 7m : Mixolídio
  • 1J 2M 3m 4J 5J 6m 7m : Eólio
  • 1J 2m 3m 4J 5° 6m 7m : Lócrio

Por notas(escala natural):

  • dó - ré - mi - fá - sol - lá - si: Jónio
  • ré - mi - fá - sol - lá - si - dó: Dórico
  • mi - fá - sol - lá - si - dó - ré: Frígio
  • fá - sol - lá - si - dó - ré - mi: Lídio
  • sol - lá - si - dó - ré - mi - fá: Mixolídio
  • lá - si - dó - ré - mi - fá - sol: Eólio
  • si - dó - ré - mi - fá - sol - lá: Lócrio
modos gregos

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