Então você é baterista, então provavelmente precisa de uma baqueta, no artigo de hoje iremos te ajudar ! Qual baqueta escolher
Este é um tema muito interessante e divertido, existem centenas de modelos diferentes de baqueta, não sabe qual é o modelo ideal para você ? Pode ficar bem tranquilo que hoje iremos abordar os diversos assuntos relacionados a baqueta e até o final do artigo já saberá a baqueta ideal para seu estilo e gosto pessoal.
Existem baquetas de vários tipos de material diferentes podendo ser: plástico, fibra e é claro a tradicional madeira. Tudo bem mas qual destes eu devo escolher? Bom isso tudo irá depender do estilo que você toca e do som que deseja tirar da sua batera.
Uma coisa interessante que deve ser ressaltado é também a pele que você está utilizando muda totalmente o som que você tira ou seja não existe milagre no som somente pela baqueta, se você utiliza uma pele leitosa de baixo custo e qualidade, você não terá um som incrível.
As baquetas, podem alterar algumas características no seu play como: o rebote e o timbre, assim milhares opções podem ser criadas e montadas em seu setup de batera.
Cada baqueta possui particularidades diferenciadas, algumas possuem características únicas com algumas diferenças, mas no geral algumas características estão presentes em comum em todos os modelos:
O cabo, parte importante da baqueta é onde seguramos para tocar. A sua espessura e comprimento são ligadas diretamente ao conforto na hora de tocar. O baterista que possui uma mão maior geralmente se sentirá mais confortável com baquetas de cabo maior. O cabo pode ser utilizado para tocar em alguns casos para produzir um som extremamente pesado e grave. Em alguns casos são utilizados grips emborrachados para auxiliar na pegada.
É a maior parte da baqueta, ela conecta o cabo a parte superior o seu comprimento e diâmetro irão influenciar em como ela irá soar.
O ombro da baqueta ela determina o ponto de equilíbrio e a pressão que será aplicada nos tambores. Esta parte também pode ser utilizada para entrar em contato com o aro para realizar rimshot.
Pescoço é a parte em que a baqueta começa ficar mais fina e chegar até a ponta. Quanto menos madeira possuir , mais rebote ela vai dar. Baquetas com pescoços longos duram mais.
Provavelmente a parte mais importante da baqueta é a sua ponta, ela possui diversas diferenças e tipos de pontas, existem até pontas com materiais diferentes como nylon. O formato da ponta muda totalmente o som que irá tirar tocando existem baquetas com ponta arredondada,cilíndrica, gota d'agua entre outras.
As baquetas são classificadas em diferentes tipos e todos possuem nomes para identificar estas classes. Geralmente as mais longas irão lhe oferecer um mior alcance e força, já as mais curtas são mais ágeis e rápidas.
O peso está diretamente ligado ao comprimento e diâmetro da baqueta, quanto maior e mais roliça mais pesado será o som e mais firme será a pegada.
Se toca um estilo mais leve e suave como Jazz deve optar por baquetas mais leves e finas.
Foi criado então pela indústria uma denominação para padronizar os tamanhos sendo elas classificadas em A,B e S.
O que foi convencionado é que o tipo A (All purpose) que seria para um uso geral.B (Banda) para bandas mesmo, orquestra e teatro. A letr S (Street) traduzindo Rua, é um modelo criado para tocar em som de rua mesmo, em fanfarras e eventos de rua, só que este modelo não é muito comum.
Vamos ver agora um por um e entender a diferença:
É o modelo mais simples e leve, são baquetas utilizadas em Jazz e estilos mais suaves e delicados . É ideal para quem é estudante e está iniciando.
São modelos basicamente intermediários, são mais resistentes que as 7A. São utilizadas para estilos como o rock em geral já apresenta um volume maior.
O modelo 5B é uma versão mais resiste da baqueta 5a é mais resistente e pesado, possui um diâmetro maior e é utilizada em estilos mais pesados como hard rock ou metal.
Estes são modelos de uma categoria bem mais pesada e encorpada, são bem pesadas e possuem alta durabilidade. São ideais para estilos como Heavy metal e suas variações. a diferença do A para o B é basicamente no diâmetro da mesma e na densidade.
Agora é com você ! Já te expliquei todas as diferenças das baquetas e suas variações. Espero ter lhe auxiliado, mas lembre-se que nada é regra no mundo da bateria você deve criar seu próprio estilo e ter seu diferencial é isso que irá determinar sua personalidade musical. Boa sorte e Sucesso !
Está inciando os seus estudos na bateria e não sabe por onde começar está meio perdido ? Nós da Pneuma Produtora podemos lhe ajudar. Em nosso site nós oferecemos aulas para bateristas e qualquer outro instrumento que estiver precisando isso mesmo, nós iremos lhe ajudar a se tornar um grande Música. Se interessou ? Então entre em contato agora mesmo e faça sua 1ª Aula Grátis de bateria.
Basta entrar em contato pela nossa página de contato ou pelo Whatsapp clicando no ícone no canto inferior direito de sua tela. Te aguardo !