Se você é baterista e esta estudando e buscando por novas técnicas provavelmente já se deparou com os rudimentos se ainda não chegou a hora ! Eles são muito importantes para o estudo e evolução na batera. Conheça no artigo de hoje: Rudimentos Paradiddle
A importância dos rudimentos para os bateristas é gigantesca e o paradiddle é um dos principais métodos. Dominando esta e as demais técnicas o baterista irá desenvolver uma gama incrível de novas possibilidades para tocar e desenvolver sua independência.
Utilizando os paradiddles nós podemos fazer aquecimentos dos pés e mão, controlar acentuação e dinâmica, criar várias viradas algumas levadas e utilizar em diversos ritmos diferentes.
A bateria possui 40 rudimentos que são a linguagem básica para aplicar as técnicas de um percussionista ou baterista.
Os rudimentos são utilizados como exercícios para os bateristas praticarem e aprimorar as suas técnicas no instrumento.
Todos rudimentos possui alguns padrões que definem as ordens da baqueta.
Os rudimentos são divididos em 4 grupos diferentes sendo eles:
Diddle Rudiments, Flam, Drags e Roll Rudiments
Hoje iremos ver o Paradiddle.
O paradiddle é um dos 40 rudimentos básicos que são conhecidos pela Sociedade de artes e percussão um grupo responsável pela organização dos rudimentos e percussão.
O paradiddle que consiste em uma combinação de dois toques simples depois 1 toque duplo, resultando em digitações como: DEDD - EDEE .
A palabra P A R A D I D D L E é uma onomatopeia.
Quando nós tocamos devemos falar junto a palavra paradiddle. O jeito ideal é tocar falando a palavra junto. Em português a pronuncia fica algo meio que: Paradidou.
Single Paradiddle: RLRR LRLL
O paradiddle duplo é basicamente igual o simples, mas ele possui mais 2 toques simples na frente. O double paradiddle possui 6 toques por tempo, uma sextina.
Double Paradiddle: RLRLRR LRLRLL
O paradiddle triplo também se assemelha ao single, só que adicionando quatro toques simples na sua frente. Ele se torna uma fusa 8 notas.
O ideal é começar pelos mais simples o single e double para depois passar para o triple, assim você não terá dificuldades, sempre fique atento na quantidade de notas que possuem dentro do rudimento.
Triple Paradiddle: RLRL RLRR LRLR LRLL
Você pode e e deve utilizar os paradiddles em bases rítmicas elas irão agregar muito no seu desenvolvimento e ajudar em sua coordenação, proporcionará também uma melhor abordagem do seu play.
Você pode testar alguns paradiddles em estilos musicais veja no exemplo:
DEDD EDEE | DEED EDDE | DDED EEDE | DEDE EDED
Se você leu este artigo com certeza já aprendeu algo novo e agora tem um bom material para estudar e aprimorar suas técnicas, agora é com você pegue firme e não desista dos seus objetivos. Se você após ler o artigo ainda sentiu que terá dificuldades em aplicar as técnicas ensinadas nós da Pneuma Produtora podemos lhe ajudar.
Com equipamentos de última geração e uma equipe apaixonada por música, oferecemos um ambiente ideal para capturar suas ideias musicais com a mais alta qualidade sonora. Visite nossa página de contato ou entre em contato diretamente pelo Whatsapp para mais informações sobre nossos serviços de gravação, mixagem e masterização.
Siga-nos no Instagram para ficar por dentro das novidades.